31 dezembro 2022

Aumenta punição para quem não respeita prerrogativas da advocacia : Lei 14.365/22 Art. 7º-B. Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

 

Notícias

Aumenta punição para quem não respeita prerrogativas da advocacia

 

segunda-feira, 13 de junho de 2022 às 18h22

A criminalização do desrespeito às prerrogativas de advogadas e advogados foi uma grande conquista, celebrada com a devida importância quando de sua inserção no arco legal. Com a sanção da Lei 14.365/22, que atualiza o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), esse novo paradigma ganha novos contornos. Fruto da atuação incansável da OAB, por meio de suas comissões, e do apoio e entrega da advocacia de todo país, a Lei 14.365/22 estabelece novidades. Nesta série especial, o impacto das mudanças é o foco. Desrespeitar as prerrogativas de advogadas e advogados pode resultar em pena de até quatros anos de cadeia.

A luta em defesa das prerrogativas da advocacia é uma bandeira histórica da OAB. Obter a aprovação do projeto que passou a prever pena de detenção aos infratores foi um marco para a Ordem, para os profissionais e para a sociedade. As prerrogativas não são um privilégio de classe, elas são o instrumento fundamental e insubstituível sem o qual a cidadania não poderá ser devidamente representada e respeitada perante o Estado. Violá-las é antes de tudo uma violência contra a sociedade em geral e contra aquele que busca seus legítimos direitos perante o Judiciário em particular. Respeitá-las é um gesto em defesa da democracia e do devido processo legal.

A inovação trazida pela Lei 14.365/22 reforça esse aspecto. Ao alterar o Estatuto da Advocacia, a nova legislação aumenta a pena para o desrespeito às prerrogativas. Antes, a pena de detenção variava de três meses a um ano, e multa. Agora, o artigo 7º-B passa a estabelecer detenção, de dois a quatro anos, e multa.

A Ordem entende que as mudanças na lei chegam para dar um incremento ainda maior no campo da proteção do exercício profissional da advocacia. Ela esclarece alguns aspectos exatamente para evitar abusos e excessos praticados por autoridades. A atualização do Estatuto da Advocacia é um instrumento para combater tentativas de criminalização da advocacia.

Veja como ficou a redação da lei Lei 8.906/1994, com as alterações:


Art. 7º-B. ..........................................................................................................

Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (NR)

Histórico

O Projeto de Lei nº 5284/2020, que atualizou diversos dispositivos do Estatuto da Advocacia, teve autoria do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e recebeu contribuições substantivas dos relatores, o deputado Lafayette de Andrada (REP-MG), na Câmara; e o senador Weverton Rocha (PDT–MA), no Senado; além de outros parlamentares, da Ordem dos Advogados do Brasil, juristas e demais atores do Sistema de Justiça. Aprovados pelas duas Casas, o PL resultou na Lei 14.365/2022, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2 de junho.

A Lei 14.365/22 promove mudanças no conteúdo das Leis 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) e 13.105/15 (Código de Processo Civil). Modifica também o Decreto-Lei 3.689/41 (Código de Processo Penal). Seu texto inclui disposições sobre a atividade privativa da advocacia, a fiscalização, a competência, as prerrogativas, as sociedades de advogados, o advogado associado, os honorários advocatícios, os limites de impedimentos ao exercício da advocacia e a suspensão de prazo no processo penal.

OAB NA WEB

MARCOS ADVOCACIA ZAP 21 972883642
 
 
 
 Conselho Federal da OAB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDA EM SEUS DIREITOS ORIENTAÇÃO JURÍDICA CONTATE ZAP OU TELEGRAM 21 972883642 ADV MARCOS ROGER FERNANDES EMAIL : MARCOSRFGADV@GMAIL.COM ORÇAMENTOS GRATUITOS CONSULTA ORIENTAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE R$ 120.00 RECURSOS ELETRÔNICOS PARA TODOS OS TRIBUNAIS DO PAÍS E ORGÃOS PÚBLICOS COMO DETRANS E OUTROS NEGATIVAÇÃO SERASA SPS SCPC OUTROS ORGÃOS SEM AVISO PRÉVIO OU ALÉM DE 5 ANOS DO VENCIMENTO DA DÍVIDA PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS A SEU FAVOR NA JUSTIÇA PENHORA CADERNETA POUPANÇA ATÉ 40 SALÁRIOS OU ÚNICO IMÓVEL FAMILIAR OU DE VIÚVA OU ATÉ SOLTEIRO IMPENHORÁVEIS PEDIDO DE IMEDIATO CANCELAMENTO DESTAS PENHORAS APÓS A ANÁLISE DÍVIDAS ANTIGAS NA JUSTIÇA PEDIDO DE BAIXAS E EXTINÇÕES - ERROS DE CÁLCULOS EM QUAISQUER AÇÕES , NÃO PAGUE ALÉM DO QUE É DEVIDO DE JUROS E CORREÇÃO AO SEU CASO NA JUSTIÇA - REALIZO CÁLCULOS JUDICIAIS PARA TRABALHADORES ANTES DE REALIZAÇÃO DE ACORDOS OU CÁLCULOS DE QUAISQUER AÇÕES JUDICIAIS OU EXTRAJUDICIAIS CONTATE PARA MAIORES INFORMAÇÕES - USUCAPIÃO - COBRANÇA DE DÍVIDAS EM GERAL CONDOMÍNIO ALUGUEIS PROMISSÓRIAS CHEQUES CONTRATOS DESCUMPRIDOS - VISTO EM CONTRATOS EM GERAL - PARECER JURÍDICO SIMPLES OU COMPLETO PARA EMPRESAS PESSOAS FÍSICAS ADVOGADOS EM GERAL - ELABORAÇÃO DE PETIÇÕES PARA ADVOGADOS INICIANTES OU EM GERAL PARA QUALQUER PESSOA INGRESSAR EM AÇÕES ATÉ 20 SALÁRIOS MÍNIMOS EM JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS OU OUTROS

Tribunal de Ética e Disciplina - Ementários oab/sc - algumas decisões ! Atualidades do DireitoDireito Administrativo OAB - OAB/SC

 Tribunal de Ética e Disciplina - Ementários oab/sc - algumas decisões ! Atualidades do DireitoDireito AdministrativoOABOAB/SC Tribunal de É...